Ano é marcado por indicadores positivos na economia de Santa Catarina |
Mais de R$ 10 milhões já foram investidos somente este ano.A prefeitura de Garuva divulgou levantamento que mostra que o município teve um aumento significativo no investimento em saúde neste ano. Os dados são referentes ao primeiro quadrimestre, e apontam um gasto duas vezes maior que o mínimo exigido por lei. No total, até o momento foram aplicados mais de R$ 10 milhões em melhorias na área.
Os investimentos na saúde vêm de recursos próprios da prefeitura, como a arrecadação de impostos, e além da manutenção de serviços básicos, também estão sendo utilizados para ampliar a infraestrutura municipal. "Estamos aplicando o dinheiro do contribuinte de forma que este recurso volte para a comunidade, como a construção do Núcleo de Especialidades em Saúde e as reformas das Unidades Básicas", destacou o prefeito Dr. Rodrigo Adriany David.
Por determinação da constituição, os municípios devem investir 15% da receita na saúde. Os estados, por sua vez, são obrigados a usar 12% da receita para investimentos na área. Em Garuva, somente no terceiro bimestre a prefeitura investiu em saúde mais de 33% da receita. No primeiro e segundo bimestres, o investimento foi de 18,27% e 28,97%, respectivamente.
Segundo o secretário de administração Marcio Herpich a justificativa não está somente na pandemia. "As aplicações em saúde têm sido priorizadas, pois além do aumento brusco dos suprimentos em saúde, como medicamentos, e do aumento das demandas da área, como cirurgias, consultas especializadas e exames de média e alta complexidade, nós também ampliamos o atendimento da UPA, que dobrou a equipe médica de plantão", afirmou.
Deixe seu comentário